segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Primeiros passos no crochê

Com crochê, dá para fazer quase tudo, de bijuterias a peças para decoração de casa, pode virar um negócio rentável ou o seu melhor passatempo, mas para isso, o estudo e o treino dos pontos, são essenciais para a confecção de peças bem-produzidas.
O crochê é realizado com linha própria (diversas marcas), mas também pode ser desenvolvido em barbante e até fita, experimente.
Fonte:  portaldeartesanato.com.br
Correntinha
 1. Com a agulha, enrole a linha e dê uma volta contornando-a para o lado direito.
2. Dê uma lacada na agulha.
3. Puxe a agulha passando direto pelo ponto.
4. Repita o mesmo procedimento, formando as correntinhas, sempre laçando a linha na agulha e puxando-a direto pelo ponto. Lembre-se de que a correntinha é a base de qualquer trabalho de crochê para depois desenvolver outros pontos.

Básicos e fundamentais  

 Ponto baixíssimo
 1. Introduza a agulha no ponto de base e lace a agulha.*Ponto de base é igual ao ponto da carreira anterior.
2. Puxe a agulha, passando-a direto pelos 2 pontos.
3. Continue repetindo os movimentos anteriores, introduzindo a agulha nos próximos pontos de base.

Ponto baixo
1. Introduza a agulha no segundo ponto de base, lace a agulha e puxe-a passando por 1 ponto.
2. Lace a agulha novamente e puxe-a passando pelos 2 pontos.
3. Repita o mesmo procedimento para formar cada ponto executado.

Meio ponto alto
1. Lace a agulha.
2. Indroduza-a no segundo ponto de base e lace-a novamente.
3. Puxe-a passando por 1 ponto.
4. Lace e puxe a agulha pelos 3 pontos de uma só vez.  *O resultado desse ponto é muito parecido com o ponto baixo, mas fica mais encorpado e um pouquinho mais alto.
5. Repita o mesmo procedimento para formar cada ponto.

Ponto alto
1. Lace a agulha e introduza-a na quinta correntinha a contar da agulha. Lace a agulha novamente.
2. Puxe a agulha passando direito por 1 ponto.
3. Lace novamente a agulha e puxe-a passando direto por 2 pontos.
4. Lace a agulha mais uma vez e puxe-a passando pelos 2 pontos restantes.
5. Repita o mesmo procedimento para formar cada ponto.

Ponto alto duplo 
1. Lace a agulha 2 vezes e introduza-a na sexta correntinha a contar da agulha. Lace novamente e puxe-a passando por 1 ponto.
2. Lace novamente passando por 2 pontos e repita esse procedimento por mais 2 vezes.
3. Repita o mesmo procedimento para formar cada ponto.

 Ponto alto triplo
1. Lace a agulha 3 vezes e introduza-a na sétima correntinha a contar da agulha. Lace novamente.
2. Puxe-a passando por 1 ponto. Lace novamente passando por 2 pontos e repita esse procedimento por mais 3 vezes.
3. Repita o mesmo procedimento para formar cada ponto.
*Para os pontos altos quádruplo e quíntuplo, aumente uma laçada na agulha antes de introduzí-la no ponto de base. No final, aumente o número de laçadas. 

Ponto alto em Y
1. Faça 3 correntinhas. Lace a agulha 3 vezes e introduza-a na sétima correntinha a contar da agulha. Lace-a novamente e faça um ponto alto triplo.
2. Faca 1 correntinha. Lace a agulha 1 vez e introduza-a no meio do ponto formado e lace-a novamente.
3. Para finalizar, faça um ponto alto, formando um Y.
DICA
Para iniciar a carreira abaixo, segue uma tabela de equivalência.
* 1 ponto baixo = 1 correntinha - isto quer dizer que para fazer um ponto baixo, precisa-se de 1 correntinha. / meio ponto alto = 2 correntinhas. / ponto alto = 3 correntinhas / ponto alto duplo = 4 correntinhas / ponto alto triplo = 5 correntinhas / ponto alto quádrupo = 6 correntinhas e assim por diante.   

Picô 
1. Faça 3 correntinhas.
2. Introduza a agulha na primeira correntinha, lace e faça um ponto baixíssimo.
3. Repita o mesmo procedimento para formar outro ponto.

Ponto caranguejo 
1. É o ponto baixo trabalhado da esquer-da para a direita. Faça a correntinha
e introduza a agulha no primeiro ponto de base à direita da correntinha.
2. Lace a agulha.
3. Puxe a agulha passando por 1 ponto.
4. Lace a agulha novamente puxando-a direto pelos 2 pontos da agulha.
5. Repita o mesmo procedimento para formar outro ponto.